O Prêmio Hugo de Carvalho Ramos (ou bolsa de publicações Hugo de Carvalho Ramos) é um concurso literário criado em 1944 com a finalidade de premiar obras inéditas de autores nascidos ou residentes no estado de Goiás. É promovido anualmente pela Prefeitura de Goiânia e organizado pela União Brasileira dos Escritores – Seção Goiás. Os autores contemplados recebem 900 unidades do livro e a premiação de 20 salários mínimos. Já foram editadas mais de 100 obras, incluindo Ermos e Gerais do imortal da Academia Brasileira de Letras Bernardo Élis.
É o prêmio literário mais antigo em atividade no país e homenageia o contista e poeta goiano Hugo de Carvalho Ramos, autor de um dos maiores clássicos da literatura brasileira: Tropas e Boiadas.
Além de Bernardo Élis, o prêmio revelou autores de reconhecimento nacional como Yêda Schmaltz, Gilberto Mendonça Teles, Miguel Jorge e Edival Lourenço.
Neste ano de 2022 o prêmio comemora o centenário da semana de arte moderna (1922) e o vencedor foi o escritor GERALDO ROCHA, com o romance ENCRUZYLHADAS.
VOLTAR